Consultar PIS 2016

By
Consultar PIS 2016 - O PIS é o Programa de Integração Social, uma medida estabelecida desde a década de 70, em que trabalhadores da iniciativa privada recebem alguns benefícios exclusivos, além de ser um marco importante para a conscientização de que os empregadores tem que obrigatoriamente declarar os dados de seus empregados. 

Um dos maiores atrativos do PIS é o abono salarial, que caracteriza-se praticamente como um décimo quarto salário, destinado apenas para aqueles trabalhadores que preencham alguns rigorosos quesitos. 

Para 2016 as regras sofreram algumas alterações. Podem estar recebendo o abono salarial (que será detalhado no próximo tópico) todos aqueles que:
  • Estejam cadastrados no programa há pelo menos cinco anos. Trabalhadores com ingresso recente terão de aguardar este tempo para estarem na lista de pagamento do Programa de Integração Social.
  • Ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base. O pagamento para aqueles que não trabalharam o ano integralmente serão feitos de maneira proporcional, em média ponderada com o tempo de prestação.
  • Receber até dois salários mínimos mensalmente. Esse valor é obtido com a média anual de rendimento, em que todos os salários são somados e divididos pela quantidade de meses trabalhados, ou seja, formando uma média de rendimento mensal, que não poderá ultrapassar a marca de dois salários mínimos.
  • A principal mudança é em relação ao valor recebido, antes quem trabalhasse até 30 dias no ano anterior tinha direito a um salário minimo, agora tudo mudou. O valor será proporcional ao tempo trabalhado
Saiba mais:
Como calcular PIS 2016
consultar PIS 2016

O que é o abono salarial do PIS

O abono salarial é a maneira do Governo Federal gratificar os trabalhadores da iniciativa privada. O PIS é de grande utilidade na questão da declaração por parte dos empregadores, que sabendo do rendimento extra que seus empregados podem ter, automaticamente fazem o cadastro. Com esse valor em questão, os próprios trabalhadores executam um monitoramento acerca de seu empregador, por consequência pressionando e fazendo com que as declarações sejam feitas dentro da lei.

Como Consultar PIS 2016

O pagamento do PIS é feito através do cartão do cidadão, que também é utilizado para muitos outros benefícios sociais. O saldo disponível pode ser consultado de três maneiras diferentes. 

Conheça as 3 opções de como consultar PIS 2016.

Caixa eletrônico: Como por padrão, todos os saldos podem ser consultados em agências de Caixa e credenciados, sendo que em caso de haver saldo, o saque pode ser executado. Sempre tenha consigo o cartão, a senha e um documento de identificação pessoal.
Telefone: Através do número 0800 726 0207 todos os cidadãos podem saber qual seu saldo no PIS. Para receber as informações diversas perguntas de segurança serão feitas, ou seja, esteja com os documentos referentes ao benefício. 
Internet: Através do site da Caixa Econômica Federal é possível consultar o saldo e ainda conferir algumas situações cadastrais quanto ao benefício do PIS.

Tabela do PIS 2016

O pagamento do PIS é executado conforme tabela de pagamento, portanto os cidadãos não recebem todos juntos, fazendo com que muitos tenham dúvida acerca de quando será feito o seu pagamento. 

Para o ano de 2016, o Governo Federal ainda não divulgou as datas de liberação, porém logo deve estar montando o cronograma e disponibilizando para os trabalhadores. É importante ficar atento quanto as mudanças do programa, tendo em vista que os gestores estão buscando enxugar as contas, muito em virtude da crise econômica que assola o país. 

Portanto não deixe de consultar PIS 2016 e ver se tem direito ao beneficio.

Como saber o numero do PIS

O número do PIS é o mesmo do NIS, ou seja, pode ser consultado na carteira de trabalho. Caso tenha perdido sua carteira de trabalho e não saiba seu número do PIS, entre em contato com uma agência Caixa e faça a solicitação. 

Através do site Dataprev também é possível conferir o número do PIS. Para realizar a operação online, acesse este link e seja redirecionado diretamente para a página de solicitação. Diversos campos com dados pessoais deverão ser preenchidos.

60 comentários:

  1. meu já é falecido a mais de 30 anos e eu sou filha unica e queria saber como faço para receber as cotas do pis dele

    ResponderExcluir
  2. Olá quero saber se tenho direto a receber o meu pis já que trab desde 2011 de carteira assinada.... final 01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá direito sim, a data do o PIS/PASEP 2016 ainda não foram divulgadas, mas o pagamento começa a partir de julho, assine para ter as informações atualizadas.

      Excluir
  3. Olá
    Eu não peguei o pis de 2015 eu vou pega em 2016

    ResponderExcluir
  4. tenho cadastro desde 2011 e trabalhei de carteira assinada uns tres anos mas atualmente nao estou com a carteira assinada sera que terei o direito de receber?

    ResponderExcluir
  5. trabalhei o ano de 2014 e nao recebi em 2015 o pis este ano era para estar na conta des do dia 15v a3 2016 3 ainda nao esta nem no cartao cidadao queria saber porque



    ResponderExcluir
  6. trabalhei o ano de 2014 e nao recebi em 2015 o pis este ano era para estar na conta des do dia 15v a3 2016 3 ainda nao esta nem no cartao cidadao queria saber porque



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ligar para o numero 158 do MTE, mas também pode ser algum problema no envio da RAIS.

      Excluir
  7. nao peguei meu pis em 2015 terei direito de recebe-lo em 2016, e receber tambem o deste ano que estamos.

    ResponderExcluir
  8. GOSTARIA DE SABER SE O PAGAMENTO DO PIS ESTE ANO VAI SER DA MESMA FORMA A Q DO ANO DE 2015 QUE AS DATAS TODAS FORAM MUDADAS

    ResponderExcluir
  9. Olá, supondo que uma pessoa receba um salário bruto de 1700 reais na carteira (que é menos que os 2 salários mínimos) mas com o valor das férias a média anual dos meses, supere os 2 salários por mês... A dúvida é as férias e décimo terceiro entram neste cálculo para tirar a média ou é somente do salário?

    ResponderExcluir
  10. fiz carteira nova,e quando foi feita essa nova eles colocaram outro numero de pis,fiquei com dois numeros de pis e estou tendo muita dificuldade cada vez que vou receber o pis ou fundo de garantia,como faço?

    ResponderExcluir
  11. Este ano 2016 0 pagamento do pis vai ser normal?todo mundo vai receber?

    ResponderExcluir
  12. Tenho a carteira assinada desde de 2012, tenho direito ao pis ? Pois faço aniversário em março, será que posso pegar ou só no próximo ano ?

    ResponderExcluir
  13. trabalhei ate dezembro de 2015, desde então não estou trabalhando. apesar disso tenho direito?

    ResponderExcluir
  14. Trabalhei até novembro do ano passado tenho direito de receber este ano

    ResponderExcluir
  15. Ola.trabalho com carteira assinada desde 08/03/2010.mais ate nem vir a cor desse pis.ano passado nao recebir.sera ki esse ano eu recebo.sou do mes junho..

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber pq nao recebi meu pis integral so bonos

    ResponderExcluir
  17. o pis e com 5 anos de carteira eu tenho 8 anos e nunca recebi! oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem direito ao PIS:
      Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
      Ter recebido uma média salarial de até dois salários mínimos;
      Ter pelo menos 5 anos de cadastro no PIS;
      Ter a RAIS enviada dentro do prazo;
      O pagamento do PIS será proporcional ao tempo tempo trabalhado.

      Excluir
    2. anônimo tenho direito minha carteira registrada 2014 em abril ate 20/1/16 tenho direito ao pis

      Excluir
  18. O PIS DESTE ANO 2016 JÁ FOI LIBERADA A TABELA DE PAGAMENTO?

    ResponderExcluir
  19. Olá boa noite gostaria de saber se tenho pis ou rendimentos meu pis e 12647002144 tinha um dinheiro retido mais de 1000 sumil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pagamento do PIS foi até dia 30 de junho!

      Excluir
  20. Olá,boa tarde eu tava encostado pelo INSS de 20111 até agosto de 2013, e ano passado eu trabalhei com carteira assinada. Eu pego o pis esse ano?

    ResponderExcluir
  21. trabalhei em 2014 três meses e em 2015 trabalhei 45 dias e o ano passado não recebi esse ano tenho direito ao pis ou só ao abono

    ResponderExcluir
  22. vc perde o pis se seu salario ultrapassar na carteira ou no contra cheque ???

    ResponderExcluir
  23. Minha carteira é assinada cm babá a 7 anos queria sabe se tenho direito ao pis.

    ResponderExcluir
  24. Ola gostaria de saber quem não pegou o pis de 2015 recebe esse ano

    ResponderExcluir
  25. Eu, não peguei o pis de2015 esse eu recebo esse atrasado

    ResponderExcluir
  26. trabalho de carteira assinada desde 01/02/2011 completei cinco anos de carteira em fevereiro tenho direito ao pis esse ano?

    ResponderExcluir
  27. Eu não conseguir receber o meu pis
    como eu fasso pra receber nesse mês de agosto

    ResponderExcluir
  28. Quero saber se eu tenho direito ao pis,trabalho de carteira assinada desde 01/09/2011 vou complentar dia 01/09.

    ResponderExcluir
  29. Fui Registrado em 2011 dia 10/09/2011 Tenho direito ao pis esse ano????

    ResponderExcluir
  30. Trabalhei de novembro de 2014 há junho de 2015. Recebi em fevereiro de 2016 somente rendimentos,sendo que meu salário era de 900.00. onde eu consigo verificar?

    ResponderExcluir
  31. Eu fiz aniversario dia 16 de julho eu tenho direito

    ResponderExcluir
  32. Gostaria se saber se o cálculo do Pis e feito com o salário do 13?

    ResponderExcluir
  33. Olá assinei carteira no dia 10 de dezembro de 2011, esse ano tenho direito de receber o PIS?

    ResponderExcluir
  34. Eu recebia 1780 sera q tenho direito ao piss

    ResponderExcluir
  35. Ola eu gostaria de Saber se vou ter direito de receber ao pis de 2014..
    Este ano recebi porque ja tinha 5anos qnd minha carteira foi registrada..e em 2014 trabalhei 2mes e nao recebi ao Pis..
    Quero saber se vou receber ou nao ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Receberá até dia 31, se estiver dentro de todos os requisitos.

      Excluir
  36. Sou aposentada mas ainda trabalho e a associação paga o darf referente ao PIS, qual o procedimento para que eu receba o abono? Grata.

    ResponderExcluir
  37. Olá bom dia. O valor do pis cai diretamente na minha conta, e esse ano ainda nao caiu, sou de agosto, fui verificar no dia 22/08/2016 a minha conta, e nao tinha o valor do pis, como posso resolver?

    ResponderExcluir
  38. ola sou cadastrado desde 2011 e tenho mais de 30 dias de carteira assinada no ano de 2015 ,queria saber se tenho direito o pis de 2016.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida, sou baba e trabalho com está familia a 11 anos, eu também tenho direito a este beneficio

    ResponderExcluir
  40. No ano de 2015 mão recebi por motivo alteração de data agora eu tenho direto a receber referente ao de 2015

    ResponderExcluir
  41. Não recebi no ano de 2015 agora tenho direito de receber referente ao ano de 2015

    ResponderExcluir
  42. não estou conseguindo acessar o site do ministerio do trabalho para consultar! como faço para consultar? por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  43. bom dia trabalhei em 1997 5 meses de lá pra cá não trabalhei mais registrada e nunca fui atras de receber o pis. queria saber se tenho direito de receber

    ResponderExcluir
  44. minha carteira foi dada baixa 12 09 2015 tenho direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Veja os requisitos para receber o PIS:

      Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
      Ter recebido uma média salarial de até 2 salários mínimos. Média = soma todos os salários e divide pela quantidade de meses trabalhados, se passou de dois salários mínimos, não receberá o PIS;
      Ter cadastro no PIS por pelo menos 5 anos;
      O pagamento do PIS será proporcional ao tempo trabalhado.

      Excluir
  45. Como faço a segunda via do cartão cidadão pela internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, solicite um novo cartão nas agências da Caixa econômica.

      Excluir
  46. tenho carteira assinada desde 2011..mes setembro ..eu ja consigo pegar o pis

    ResponderExcluir
  47. Oi qro saber se tenho direito pois trabalho desde 2014 ja recebi dois anos mas agora este ano nao recebi gostaria de saber o pq nao ter recebido
    Obg

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.