PIS 2016 novas regras

By
PIS 2016 novas regras - O Brasil atravessa uma grande crise econômica, em que todos os setores são afetados e os trabalhadores acabam tendo que aceitar reajustes. Na questão referente ao PIS (Programa de Integração Social), algumas mudanças ocorreram, porém elas ajudam o Governo Federal a realmente pagar somente para aqueles que necessitam e estão dentro das regras, possibilitando ainda o recebimento parcial por parte daqueles que desempenharam sua atividade profissional por tempo limitado.

Continue lendo para entender sobre o PIS 2016 novas regras.


PIS 2016 novas regras

O que é PIS

O PIS é o Programa de Integração Social, criado em em 1970, visando estar monitorando e também beneficiando os trabalhadores da iniciativa privada. Esta medida também funciona como forma do Governo estar monitorando quais empresas declaram os dados de seus funcionários corretamente, bem como para estar sabendo individualmente a situação trabalhista de cada um dos cidadãos incluídos neste grande mercado.

Para beneficiar os trabalhadores da iniciativa privada, o Governo Federal oferece ainda o abono salarial, que é praticamente um décimo quarto salário, ou seja, ao final de cada ano um valor correspondente ao salário e tempo de serviço é repassado pela Caixa Econômica Federal, que utiliza os valores informados pelo empregador no momento da contratação dos funcionários.

Veja também:

Valor PIS 2016

O valor do PIS 2016 será calculado com uma fórmula muito simples. O valor mensal recebido pelo trabalhador será multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano (no caso de trabalhadores que atuaram durante todo o ano, o valor é 12). 

O resultado desta operação gerará um número, que deve ser dividido por 12 para ter-se a média mensal recebida. Esse resultado será incluído como o valor do abono salarial, que é justamente o valor repassado pela Caixa Econômica Federal referente ao PIS. 

Caso tenha dúvidas sobre como fazer o cálculo para saber o valor que deve ser recebido, entre em contato com uma agência Caixa e peça uma simulação para o atendente financeiro. Para receber este valor, o trabalhador deverá estar de acordo com as regras do programa, que foram alteradas e podem ser conferidas no tópico seguinte. 

O saque é feito pela Caixa Econômica Federal, que oferece sistema exclusivo para aqueles que recebem o benefício. As datas de pagamento são ordenadas conforme o nascimento do contribuinte, ou seja, não são todos pagamos na mesma época, sendo que durante o ano são emitidas diversas guias de pagamento referentes a temporada anterior.

PIS 2016 novas regras

Algumas regras do PIS 2016 continuam exatamente iguais.
  • Para receber o abono salarial, é necessário estar cadastrado por pelo menos 5 anos no sistema e já ter exercido atividade trabalhista legalmente comprovada.
  • Receber salário médio de até dois salários mínimos durante o ano base, ou seja, o valor da média não pode ultrapassar a marca de dois salários mensais, algo que os interessados devem tomar cuidado, pois é um dos grandes impeditivos para a aprovação do pagamento.
  • Também é necessário ter trabalhado, com carteira assinada, durante o ano em que o benefício é julgado. Este trabalho deve ter no mínimo 30 dias de duração.
  • Ter os dados informados pelo empregador, ou seja, fica sob responsabilidade da empresa o envio dos dados de cada trabalhador para o banco de dados do Governo, chamado de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais ).
A diferença do PIS 2016 novas regras é em relação ao valor recebido que passa a ser proporcional ao tempo de trabalho, se trabalhou 1 mês no ano-base, vai receber o valor correspondente a 1/12 avos, o calculo é bem parecido com o do décimo terceiro salário.

O calendário de pagamentos do PIS 2016 ainda não foi liberado, sendo que muitos pagamentos do ano vigente ainda estão sendo realizados. Estas informações devem ser divulgadas já em 2016, quando as pessoas terão de atender algumas regras que são mais específicas, como a questão da divisão do abono pela quantidade de meses trabalhados, algo que fará com que muitos recebam apenas uma parcela de sua atividade. 

Para saber mais informações acerca do PIS, acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal e confira todos os detalhes para participar deste programa.

14 comentários:

  1. Dilma escumulgada falou que não ia mexer em nada!! So prejudicando os trabalhadores. Tinha que fazer isso aos seus eleitores. sempre mudando aa regras tudo para fuder com o pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Com essa regra de cálculos por meses trabalhados vai ficar complicado.
    Ela mudou as regras pq não recebe PIS. O trabalhador que se f***.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkk, eu gostaria de ver a vaca tussir agora kkkkk, lembra que ela disse que não ia mexer nos direitos do trabalhador nem que a vaca tussa? Pois é aí está mais uma mentira da Presidenta kkkkk chora bocos e o povo acreditou bem feito votem nela denovo.

    ResponderExcluir
  4. Eu não votei nessa presidenta. Agora eu aprendi a votar, simplesmente, não voto. Votar significa ajudar um picareta a meter a mão no dinheiro público!

    ResponderExcluir
  5. bando de corruptos....$$$$##@@&&&%%$$$$taaa

    ResponderExcluir
  6. É vergonhoso!
    O brasileiro só tomar na bunda.
    O país não está em crise.
    Dinheiro tem. Só que nas mãos de quem não devia estar.

    ResponderExcluir
  7. O PIS DE 2015 FOI PAGO EM 2016 REFERETE AO TRABALHO DE 2014 E O DE 2015 QUE SERIA PAGO EM 2016 COMO FICA E QUANDO ESTARÁ LIBERADO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não recebeu o PIS 2014 até dia 30 de junho não poderá receber mais.

      Excluir
  8. O que que eu tenho a ver com estes roubos que tá tendo no Brasil 😡😧

    ResponderExcluir
  9. ..ALGUEM USANDO TERNO LEOU MEU DINHEIRO P SUIÇA E AGORA EU PRECISO RESSARCIR ESTE DINHEIRO PARA ELES NOVAMENTE,ENTÃO TIRA DE MIM OQUE JÁ TENHO POR DIREITO. AFF OS TRABALHADORES SEMPRE SE FODE N MÃO DO GOVERNO APESAR DE SUSTENTA LOS!!!!

    ResponderExcluir
  10. Aí é justo. Se trabalhou 1 mês, recebe 1 mês. Se trabalhou 6, recebe 6, se trabalhou os 12, recebe os 12. Esse povo brasileiro só quer levar vantagem... ah ah ah

    ResponderExcluir
  11. Eu queria poder pegar Esse safado que mexe com trabalahandor e aposentando porquer vc não mexe no benefício dos preso que além de rouba ainda tem direito a salário entre o governo e eles não sei quem rouba mais quero ver político chegando na minha porta vou espera !!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu queria poder pegar Esse safado que mexe com trabalahandor e aposentando porquer vc não mexe no benefício dos preso que além de rouba ainda tem direito a salário entre o governo e eles não sei quem rouba mais quero ver político chegando na minha porta vou espera !!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.