Consultar saldo do PIS pela Caixa

By
Consultar saldo do PIS pela Caixa - O PIS (Abono Salarial) é um benefício de todos os trabalhadores que estão dentro dos requisitos. Esse benefício é pago anualmente pela Caixa Econômica Federal, diferente do PASEP que tem o mesmo seguimento do PIS, porém é pago pelo Banco do Brasil. Ambos os benefícios têm os mesmos valores e as mesmas exigências.

Neste artigo vamos falar de como consultar o PIS.
Consultar saldo do PIS pela Caixa

Quem tem direito ao PIS?


O PIS é um direito de todos, mas para poder receber o abono salarial é preciso se enquadrar nas exigências a seguir. Vale ressaltar que o não cumprimento de alguns dos requisitos implicará no não recebimento dos valores do PIS. 
Tem direito ao PIS:
  • Quem tem pelo menos 5 anos de cadastro no programa;
  • Recebeu uma média salarial de até 2 salários mínimos;
  • Trabalhou por pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
  • Teve a RAIS enviada dentro do prazo;
  • O pagamento do PIS será de acordo com o tempo trabalhado.
Quando se trata de cadastro no PIS, não significa o tempo de carteira assinada, mas sim o tempo em que a primeira empresa que o cidadão trabalhou efetuou o cadastro ou no ato da emissão da carteira de trabalho.

A média salarial é referente aos valores recebidos dividido pelos meses trabalhados, exemplo: o trabalhador ganhou 880,00 por 10 meses. O cálculo será: 880*10/10 = 880.

Exemplo 2: O trabalhador exerceu atividade por 5 meses ganhando os seguintes valores: 880,00; 1.000.00; 1.500,00, 1.800,00; 2.000,00.

O cálculo será da seguinte forma:  somar todos os valores e dividir por 5, que é quantidade de meses trabalhados. O cálculo final será 1.436,00. Isso quer dizer que o trabalhador poderá receber o PIS.

Consultar saldo do PIS pela Caixa

Após as novas regras do PIS, o trabalhador receberá de acordo com o tempo trabalhado. Por conta dessas alterações o órgão responsável por pagar o PIS está disponibilizando um sistema feito para consultar saldo do PIS pela Caixa.

  • O primeiro passo para consultar saldo do PIS pela Caixa é entrar no site oficial clicando aqui preencher com o nome do NIS/NIT/PIS/PASEP e depois clicar em "cadastrar senha";
  • A próxima tela será para ler os termos da Caixa e em seguida clicar em "Aceitar";
  • Digite a senha do seu cartão cidadão e crie uma senha para consultar saldo do PIS pela Caixa.
  • Você será redirecionado para a página que solicita o preenchimento do NIS/NIT/PIS/PASEP e a senha que foi criada.
Após fazer o login no sistema, o trabalhador terá várias informações, além do saldo do PIS. No sistema é possível consultar o saldo do FGTS, Seguro Desemprego e outras informações.



2 comentários:

  1. Fiz ,5 anos em 2016 e recebi 147 reais não achei correto,podem me dar melhores informações.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei 12 meses e recebi o valor de 734.reais gostaria de saber porque não recebi o valor certo que e de 880 reais pode me ajudar. ?

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.