FGTS: Saque das contas inativas

By
FGTS: Saque das contas inativas - Saiba aqui todas as informações referente ao saque das contas inativas do FGTS, quem tem direito, quem não tem, calendário de pagamento e o valor do FGTS: Saque das contas inativas
FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, na quinta-feira (22/12), o presidente Michel Temer anunciou a liberação do saque das contas inativas do FGTS depositadas até dezembro de 2015. Estima-se que sejam mais de R$30 bilhões em saques e que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores sejam beneficiados, essa medida é uma forma de movimentar a economia do país, segundo o presidente.
FGTS: Saque das contas inativas

As contas inativas

São contas bancárias que eram vinculadas as empresas/empregadores para o deposito de salário do trabalhador com carteira assinada. Quando o contrato é encerrado a conta deixa de ser utilizada, ou seja, ela se torna inativa. É possível ter mais de uma conta inativa, as contas mudam conforme a variação de emprego com carteira assinada.

Quem tem direito ao saque das contas inativas

Todo trabalhador que tem uma ou mais contas inativas até o período de 31 de dezembro de 2015 pode fazer o saque, quem foi demitido sem justa causa no ano de 2016 também pode sacar o fundo de garantia, desde que esteja dentro dos padrões exigidos na legislação.

* Demissão sem justa causa;

* No término do contrato por prazo determinado;

* Na aposentadoria;

* Na suspensão do Trabalho Avulso por prazo igual ou superior a 90 dias. Acesse www.fgts.gov.br para ver a lista completa.


Quem não tem direito

Os trabalhadores que não tem direito ao saque das contas inativas são os que recebiam depósitos na atual conta inativa até exatamente 31 de dezembro de 2015 e os que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa durante o ano de 2016.

Limites para saque das contas inativas

Não haverá limites para saque das contas inativas, o trabalhador poderá escolher entre realizar o saque ou transferir o dinheiro para uma conta bancaria ativa. A grande parte das contas inativas possuem saldos menores que um salário mínimo, atualmente R$880,00 reais.

Calendário e consulta de saldo

O calendário foi divulgado no dia 14 de fevereiro, veja as datas de pagamento do saque das contas inativas.

O pagamento das contas inativas será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho deste ano, seguindo as regras de pagamento definidas pela CAIXA, na qualidade de Agente Operador do FGTS. A sistemática leva em conta o mês de aniversário do trabalhador. Veja abaixo o cronograma:

Mas é possível consultar o saldo e extrato da sua conta inativa, é só acessar o site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br o site do FGTS www.fgts.gov.br, também pelo aplicativo FGTS, na Central de Atendimento Caixa pelo telefone: 0800

726 0207 / 0800 726 0101 ou na própria agência da Caixa Econômica Federal usando o cartão cidadão.

2 comentários:

  1. Tenho duas contas que não recebe depósitos do FGTS há mais de 5 anos, pode se considerar inativa essas contas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente estas contas que são inativas e poderá sacar os valores.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.