COMO SABER SE TENHO PIS

By
Como saber se tenho PIS - O Abono Salarial (PIS) está disponível para todos os trabalhadores. É um dos programas que mais ajuda os cidadãos brasileiros (sem contar com o décimo terceiro salário, Bolsa Família, FGTS e outros benefícios importantes disponíveis para os trabalhadores).
Veja também:
Muitas pessoas deixam de receber os benefícios disponibilizados pelo Governo por não entender da maneira correta quais são as exigência para fazer parte desses programas. Veja a seguir mais informações sobre o PIS, como consultar e quem tem direito de receber.

Quem tem direito ao PIS

O PIS é um programa gerido pela Caixa Econômica Federal e está disponível para todos os trabalhadores do setor privado, diferente do PASEP que é de responsabilidade do Banco do Brasil e está disponível apenas para os trabalhadores do setor público.

Existem alguns requisitos a serem cumpridos para que o trabalhador possa receber o seu PIS, veja quais são:
  • Ter no mínimo 5 anos de cadastro no PIS;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior ao do pagamento;
  • Ter a RAIS enviada dentro do prazo estipulado (papel da empresa enviar a RAIS);
  • Não ter recebido uma média salarial com mais de dois salários mínimos;
  • O pagamento do PIS será proporcional ao tempo trabalhado.
Vale ressaltar que a falta de cumprimento de algum dos requisitos citados implicará o não recebimento do PIS.

Como saber e tenho PIS

Essa sim é uma das dúvidas que todos os trabalhadores querem resposta. O PIS é um direito de todos, porém nem todos estão aptos à receber esse benefício por diversos motivos.

Como saber se tenho PIS

De forma padrão, a partir do momento em que o trabalhador emite a sua carteira de trabalho o cadastro no PIS já será realizado, essa é a forma mais comum de como saber se você tem o PIS.

A outra forma é no momento da primeira contratação do trabalhador. A empresa contratante emite toda as documentações necessárias para o ministério do trabalho ou órgãos responsável o que já implica no cadastro do PIS.

Consultar o PIS

Se após a explicação acima ainda restar dúvida, é possível realizar a consulta do PIS online, através do site da Caixa. Essa consulta permitirá que o trabalhador veja os valores a receber do PIS e também terá acesso à outros benefícios sociais.

Para acessar o site da caixa:

Através deste link, o trabalhador entrará no porta da Caixa, onde será necessário realizar um rápido cadastro.
  • Preencha o primeiro campo (NIS/PIS/PASEP);
  • Clique em cadastrar senha;
É necessário possuir a senha do Cartão Cidadão (senha feita na Caixa Econômica no ato da solicitação do cartão). Após inserir a senha do cartão, será necessário criar uma senha para acessar o PIS pela internet.

Após seguir todos os passos, basta voltar para a tela inicial, digitar o número do PIS e a senha cadastrada.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.