Quem tem direito ao saque das quotas do PIS-PASEP

By
Quem tem direito ao saque das quotas do PIS-PASEP? Desde o dia 13 de junho houve algumas mudanças para responder esta pergunta, vamos aqui falar pontualmente quem tem quem tem direito ao saque das quotas do PIS-PASEP 2018.

Agora independentemente da idade, todos podem sacar, desde que tenham trabalhado formalmente entre os anos de 1971 a 04/10/1988.

Veja aqui também o Calendário de pagamento de cotas.

O valor médio de saque é de R$ 1.350,00

Quem tem direito ao saque das quotas do PIS-PASEP

Todos os trabalhadores cadastrados no Fundo PIS-PASEP até 4 de outubro de 1988, recebeu quotas de participação e encontra-se nas situações a seguir pode ter saldo a receber.

O saque das quotas pode ser solicitado a qualquer momento, nas agencias da Caixa (PIS) e Banco do Brasil (PASEP) pelos seguintes motivos: aposentadoria, reforma militar, invalidez permanente, transferência de militar para a reserva remunerada, portador do vírus HIV(AIDS/SIDA), neoplasia maligna (câncer) do titular ou de seus dependentes, morte do trabalhador, benefício assistencial a idosos e deficientes, isso vigora até a divulgação do calendário de pagamento do saque de saldos de quotas.



A mudança nas regras foi que agora homem a partir de 57 anos de idade, tanto para mulheres, como para homens também terão direito ao saque das quotas do PIS-PASEP.
Quem tem direito ao saque das quotas do PIS-PASEP

Pagamento das quotas do PIS-PASEP

O pagamento das quotas do PIS-PASEP começou em junho, mas o calendário divulgado contém algumas regras que poderá ver na tabela de pagamento mais abaixo. O calendário de quotas do PIS segue datas distintas da do abono salarial.

Quem tem direito a receber os rendimentos das quotas do PIS/Pasep?

Todo trabalhador cadastrado no PIS, e que tem saldo de quotas, tem direito aos rendimentos anuais do PIS. Esses rendimentos correspondem aos juros de 3% ao ano, mais o resultado líquido adicional (RLA).

Quem começou a trabalhar depois de 1989 tem direito a receber as quotas?

Não. Só os trabalhadores cadastrados até 4 de outubro de 1988.


Existe prazo para a retirada da quota do PIS?


Não. O saque é feito a qualquer tempo, desde que comprovado o direito.

É possível saber o número do meu PIS com o RG ou o CPF?

O documento que comprova o cadastramento é o cartão com o número de inscrição no PIS, entregue pelo empregador no ato da primeira contratação com carteira assinada.  Na propria carteira de trabalho ou no Cartão Cidadão.

Caso não tenha este Cartão Cidadão, pode ir até uma agencia da Caixa e solicitar o seu.

Calendário de Cotas do PIS/PASEP

Conheça as datas de pagamento para quem tem direito as cotas do PIS/PASEP:
Regras do PIS
Calendário de Cotas do PIS/PASEP

Regras do PASEP

Calendário de Cotas do PIS/PASEP

O que é o fundo PIS/Pasep

O PIS foi instituído pela Lei Complementar 07/70 para beneficiar os empregados da iniciativa privada, enquanto o PASEP foi criado pela Lei Complementar 08/70 para beneficiar os funcionários públicos.

Mais tarde foi criado o Fundo PIS/PASEP, resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social - PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP. Esta unificação foi estabelecida pela Lei Complementar n.º 26, de 11 de setembro de 1975.

Apesar disso, estes programas têm patrimônios distintos e como agentes operadores, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, encarregado da aplicação dos recursos do Fundo.

Objetivos

Os objetivos do PIS/PASEP, inicialmente, eram integrar o empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, assegurar ao empregado e ao servidor público o usufruto de patrimônio individual progressivo, estimular a poupança e corrigir distorções na distribuição de renda e possibilitar a paralela utilização dos recursos acumulados em favor do desenvolvimento econômico-social.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.