Não sacou o PIS desde 2010? Justiça libera pagamento de 1 salário com juros

By
Não sacou o PIS desde 2010? Saiba que agora poderá receber o seu abono retroativo com juros, isso por que o Ministério Publico Federal  de São Paulo entrou com uma ação na Justiça.




Mas acredito que esta noticia deve gerar várias dúvidas nos leitores, como por exemplo, todos terão direito só os beneficiários de São Paulo ou a decisão é válida para todo o país, e a várias e várias outras dúvidas que tentaremos sanar aqui.

O que a Justiça decidiu?

Foi decido em março, que os trabalhadores que não conseguiram sacar o PIS de 2012 até 2016 poderão efetuar o saque, mas o pedido foi estendido para 2010, portanto quem não pode por algum motivo, agora terá seu direito.



A decisão é válida para todo o Brasil?

Infelizmente não? Essa decisão só é válida para os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A decisão foi da 2 Vara Cível da cidade de São Paulo e determinou que tanto a Caixa, quanto o Banco do Brasil terão que chamar os beneficiários de abono salarial que não receberam entre 2010 e 2016 e fazer o devido pagamento.

Essa sentença só beneficia os trabalhadores de São Paulo e Mato Grosso do Sul, pois são os estados que compõem a 3ª Região da Justiça Federal

A decisão da justiça abre jurisprudência para que outros Ministérios Públicos de outros estados também entrem com uma ação, pois a decisão da justiça contestou a perda do direito do trabalhador, caso ele não cumpra o prazo estabelecido que é até o dia 30 de junho do ano subsequente.
Não sacou o PIS desde 2010

Não sacou o PIS desde 2010? Justiça libera pagamento de 1 salário com juros

Apesar de haver uma dúvida sobre o valor a ser pago, se é referente a um salário minimo  época do abono ou do minimo atual, mas é claro e evidente que o valor será corrigido com juros, portanto, R$ 954,00 
Se você é de São Paulo ou de Mato Grosso do Sul e não sacou o PIS desde 2010, então saiba que poderá receber este pagamento.

Quem tem direito ao PIS

Trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-anterior ao do pagamento do PIS;
Recebeu média de pelo menos 2 salários mínimos no ano-base considerado;
Tem inscrição no PIS por pelo menos 5 anos;
Teve os dados informados na RAIS
Portanto se você está enquadrado nestes casos, por decisão da justiça irá ser comunicado pela Caixa (PIS) ou banco do Brasil (PASEP).

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.